terça-feira, 5 de maio de 2009

Como criar e manter um boato

Para bom Sabaranse, poucas palavras explicam tudo. Vou começar com uma história que aprendi com minha mãe quando ainda era criança. Os mais velhos devem conhecê-la, mas os mais jovens talvez nunca ouviram falar. Esta história ilustra bem o momento que vivemos em nossa cidade.

 
João, assim como muitos homens de sua geração, acreditava que um segredo contado a uma mulher se espalhava mais rápido que fogo no cerrado. Para acabar com o último vestígio de esperança de que sua mulher era uma exceção a regra, resolveu tirar a prova. Teve uma brilhante ideia antes de deitar. Deitou-se calado, fez uma cara de incômodo e continuou quieto como quem queria dizer alguma coisa...

- João? Que foi, meu amor? - indagou Maria.

- Nada não Maria... esquece...

- Como assim? Você tá sentindo alguma coisa? - insistiu.

- Maria, a gente já está casado a cinco anos e entre nós não deve haver segredos. - afirmou João.

-Claro João! Mas fala logo o que está acontecendo!

- Maria, jura que isso é um segredo só nosso.

- Claro, meu amor! O que é nosso é nosso! Não conto pra ninguém.

- Olha só o que tá acontecendo...

- Ai João, o que é isso?

- Maria - disse João com os olhos lacrimejando - Botei um ovo, olha só.

- Ai, meu Deus! Como isso aconteceu? - perguntou Maria assustada.

- Não sei, meu amor. Mas amanhã vou procurar um médico...

- Eu vou com você João...

- De jeito nenhum! Vou sozinho...

O dia amanheceu e João foi para o trabalho prometendo que no fim da tarde procuraria um médico afim de ter resposta para o inexplicável. Maria, por mais que tentasse não pensar no acontecido, tentava buscar respostar para o que não tinha resposta. Pensou muito, começou a ficar sufocada. Lembrou do que havia prometido e tentou não pensar. Mas a preocupação só crescia e a sufocava cada vez mais. Não aguentou e procurou sua melhor amiga...

- Marli...

- Oi Maria, como vai.

- Bem...

- Maria, eu te conheço. O que tá acontecendo, menina?

- Ai nem sei como te contar. Olha bem, tô te contando porque você é minha melhor amiga.

- Ai Maria, nossa, assim você até me ofende! Gente, quantas vezes vou ter que te dizer que o que a gente conversa entre nós fica só entre nós!?

- É que eu prometi pro João que não contaria pra ninguém!

- Bobagem, bobinha. Ai... conta logo! Desabafa, mulher!

- Parece mentira, mas eu vi o João botar dois ovos!

- Que isso! Você tá ficando doida! Onde já se viu gente botar ovo! Ainda mais um homem daquele tamanho... com todo respeito, claro!

- Parece mentira, mas eu vi os ovos saindo, Marli - afirmou em lagrimas.

- Tem certeza?

- Absoluta. O João vai hoje ao médico pra poder saber o que está acontecendo!

- Bom. O marido é seu e você tá me dizendo que viu três ovos saindo...

- Três não, Marli, você já tá aumentando. Dois ovos!

- Tá... tá... dois ovos. Não faz diferença. O importante é que você viu os ovos saindo. Gente... tô bege... olha que eu achava que já tinha visto de tudo nesse mundo. Amiga, fica tranquila. O que tiver que ser será. Vamos aguardar o que o doutor vai falar pro João. Jura que não vai me esconder nada?

- Juro, amiga. E jura que vai me ajuda!?. - suplicou Maria.

- Claro! E pode deixar. Este é um segredo nosso.

- Ai, Marli, ainda bem que posso confiar em você.

Mas o que Maria não sabia é que Marli tinha uma outra amiga que ela confiava demais e tinha certeza que ela não contaria nada a ninguém. Marli por sua vez também nunca imaginava que sua amiga tinha uma outra amiga. E assim a rede de confidências aumentava exponencialmete.

No fim do dia, João que trabalhava na cidade vizinha, chegou naquela cidade e a notícia comentada por todos,  e que sairia na primeira página do jornal local era "O Caso do João galinha" que numa única noite havia botado uma dúzia de ovos.


Portanto, para se criar um boato, não é necessário inventar grandes e mirabolantes mentiras. O segredo da criação de um boato está em fazer de uma pequena verdade o todo de uma grande farça.
Agora que aprendemos a receita para se criar um boato, vamos para o segundo ponto: como manter, ou melhor, como alimentar um boato:
  • Primeiro: negue a existência do ovo e todos acreditarão ainda mais no boato.
  • Segundo: finja que nada está acontecendo e faça tudo como antes.
  • Terceiro: nunca diga não aos clientes. Se der para antendê-los bem... diga que vai dar.
  • Quarto: se cerque de alinhados. Aliados pensam por si e podem incomodar muito.
  • Quinto: esqueça o que Maquiavel escreveu sobre os mercenários e continue a contratá-los.
Pode ser que por sorte, nada aconteça e o boato desapareça. Mas pode ser que ele tome proporções que tornem as coisas ingovernáveis. Aí será tarde demais.

Rodrigo Souza Leite

5 comentários:

  1. Olá Rodrigo!

    é o tal negócio, quem conta um conto aumenta um ponto não é mesmo!? isto é fato! rs

    Adorei o caso de João Galinha.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,

    adorei essa história!!! E é assim mesmo, sempre tem um melhor amigo do amigo que é confidente também e a rede de segredo aumenta!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo,
    este blog é seu?
    e foi vc quem escreveu?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótima sua analogia. Mostra que você é aliado! É disto que precisamos.

    ResponderExcluir