quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sabará, uma história de amor e ódio

Depois de mais de uma semana sem postar nada, resolvi voltar. E como é de costume, vou meter a colher de pau em uma conversa que é da nossa conta, mas que dizem que é melhor a gente esquecer e fazer de conta que não é.

Vejamos bem: na primeira postagem eu comecei com "bom sabarense". Depois que você ler o que tenho pra escrever hoje vai se perguntar "é a mesma pessoa?". Olha, só não vou jurar porque cristão não jura (viu!?), mas quase que juro que tentei ser "bom sabarense"... E por falar em sabarense, ontem recebi um conselho bem sabarense. Calma! Talvez eu conte no final. Talvez...

Sempre ouvimos dizer que amor e ódio são sentimentos tão intensos que chegam a ser muito próximos. Geralmente o ódio nasce após o fim de um grande e ardente amor mal resolvido. Dizem também que quem nunca odiou, nunca amou. Aí você me pergunta - "e daí, Rodrigo". Eu te digo: "calma! Deixa de ser apressado (a)!... Então tá... já que você insiste tanto..."

Se olharmos a vida política de Sabará (e não espere que eu conte desde Borba Gato, porque não com saco), vamos observar que os fatos desde a redemocratização (gastei, !?) nos mostram que amor e ódio andam juntos (principalmente na política). Muito bem; vamos ao que interessa. Talvez você não seja sabarense, mas acredito que o que vamos contar ocorre em mais lugares que podemos imaginar.

Havia um prefeito que se chamava Marcelo Dias. Marcelo Dias amava Diógenes Fantini que virou prefeito. Fantini amava Luiz Alves que também virou prefeito. Passado algum tempo, Luiz Alves e Fantini já não se amavam mais.

Fantini como era muito querido, transformou o ódio em sentimento de traição. Isso foi tão forte que não deu outra: Fantini voltou a ser prefeito. Outro final de mandato e " Agora, Fantini? As eleições estão aí... dentre tantos amores não há ninguém digno de ocupar o trono!" Foi então que Fantini amou Wander Borges. E o que aconteceu? Wander virou prefeito! E esse amor foi muito maior. Dizem que Fantini falou que se quisesse colocar uma cabrita na prefeitura, colocava! O amo é lindo e cheio de declarações de afeto, não acha? E Fantini logo pensou: "um amor assim nunca acaba. É bem diferente do primeiro. Agora tá tudo certo; é só a gente alternar no trono."

Só que não foi bem assim. O amor que parecia inquebrável era vidro e se quebrou graças a uma emenda constitucional. A emenda que era pra favorecer políticos que não queriam sair do poder, foi a responsável pelo fim do casamento Wander-Fantini. Desde então, nasceu o ódio entre os dois.

No trono e com a possibilidade que a emenda "FHC outra vez" trouxe, Wander logo pensou "agora é Wander de novo. Não preciso amar ninguém". Continuou no trono derrotando Fantini que tanto o amou.

Mas como no Brasil o sistema é republicano, chegou a hora de Wander passar o trono. Era preciso pensar bem pra não amar errado. Amar errado podia resultar em traição que podeia levar a perda do controle da cidade. Foi então que Wander amou Sérgio Freitas que também virou prefeito. Durante a eleição ninguém sabia quem era Sérgio, mas Wander sabia. E como ele conhecia bem Sérgio e apresentou logo a cidade votou. "Se Wander apresenta... só pode ser coisa boa... " Mas não foi. Sérgio foi odiado por todos que amavam Wander. Podia fazer certo, mas todos achavam que ele estava errado.

Sérgio continuou fiel por todo o tempo que governou. Dizem que apenas sentou no trono, mas o reino continuava com Wander. Sabará já era pequena pra Wander que alçou voos maiores tornando-se o primeiro deputado da cidade. Voando e olhando como águia, Wander percebeu que seu leal prefeito não ganharia eleição. O risco agora era de perder a prefeitura para a oposição.

Conhecendo a tradição de amor e ódio pensou "não podemos deixar a oposição ganhar. Precisamos de alguém confiável que não atrapalhe nossos planos de poder." Mas quem podia ser? Bom gente, se um homem não puder confiar na sua própria família, vai confiar em quem? Portanto, ninguém melhor que o irmão. Então Wander amou William, que também é Borges. E a história se repetiu: William virou prefeito derrotando quem mais odeia seu irmão - Fantini. Parece até coisa de televisão. Derrotou, mas o placar foi apertado. Por pouco Fantini voltava ao trono. E parece mentira, Fantini tinha o apoio de Sérgio que já não amava Wander.

Aí você pergunta - "e a oposição?" Melhor, a antiga oposição agora é situação. William e Wander despertaram um affair por Argemiro que virou vice.

Hoje a história é a seguinte: Wander amou William que virou prefeito. Os dois tem um affair por Argemiro que pode virar amor. Os três odeiam Fantini que odeia os três. E Sérgio? Esse já nem mora em Sabará (dizem que nunca morou)... então deixa pra lá.

E pra fechar: dizem que a velha minissérie "O bem amado" virou filme que estará nos cinemas em breve. Acho que seria bom que todos pudessem ver com um olhar bem sabarense. Qualquer semelhança não passa de mera coincidência.

Quanto ao conselho que me deram e que eu ia pensar em contar no final... não sei se conto agora... vou pensar...

Saudações e não deixe de seguir o blog pra me ajudar a meter a Colher de Pau.

20 comentários:

  1. É incrível, moro em Sabará, voto em Sabará e nunca parei pra pensar nisto. Seu blog está me fazendo pensar mais na política da cidade.

    Vlw.

    ResponderExcluir
  2. "Todos estes que aí estão
    Atravancando o (nosso) caminho,
    Eles passarão.
    Nós passarinho(s)!"

    ResponderExcluir
  3. Querido Rodrigo, estou muito satisfeita com suas palavras,seu desabafo.
    ... e como escreve bem...
    Acredito que isto tratá frutos maiores que os esperados.
    "por que o para sempre, sempre acaba...."

    ResponderExcluir
  4. Águas passadas não movem moinhos!
    Pense nisso e siga ...
    Não espere que o passado venha a tona novamente pois poderá ser prejudicial! ACREDITE!
    A pessoa poderá estar em outra e o que tem a fazer é seguir sem fim. Amores acabam e se renovam por aí. Eles NUNCA voltam como antes e muito menos como querem.
    Não procure no outro a felicidade que deseja, ela só depende de você!

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Dizer que Marcelo Dias amou Fantini parece sandice. Marcelo deve ter apoiado o falecido Rubens Alves, que na época era vereador.

    ResponderExcluir
  6. KAKAKAKA.Quem saiu perdendo com todos esses amores foi sabará ,que agora está nas mãos de quem só vê seu lado. E quem pega a teta não quer largar, será que Wilhian tem mesmo mais condições do que fantini para administrar? Ou também vai comprar diploma como fez o Wander.Saudações sabaraense

    ResponderExcluir
  7. parabens,sua cronica é de uma hermeneutica digna de grandes parlamentares, entretanto o nossos lideres e empresarios sabarenses é de um marasmo imenso e nao desperta a coragem de intervir neste pastelao politico que virou a nossa querida sabará

    ResponderExcluir
  8. Nessa mistura de amores ha quem diga que em 4 foi feito mais mais que 12 mas o silencio ou o barulho da mídia produz esse tipo de lider que hj ta ai...uma pena viu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Fantini era Prefeito eu trabalhava em uma Ong no NS de Fatima. A Rua dos coqueiros (beira linha) nao tinha naquela epoca saneamento basico. Reunimos moradores e na compania do Falecido Ze Lopes, pedimos ao ex prefeito Fantini manilhas e fariamos o servico em multirao… Bem a resposta foi "todo o lixo de BH se joga em Sabara", este lixo mencionado nao diz respeito ao Aterro, mas sim aos moradores daquela localidade. Acredite ou nao, semana atrasada Fantini estava la no campo distribuindo sorriso contaminado de hipocrisia, iniciando sua campanha Politica no Fatima, e por Ironia com o Povo sofrido que ele chamou de LIXO… Sei que Deus e aquele que toma a causa da nossa gente! Minhas palavras nao sao criticas, sao verdades…

      Excluir
  9. esqueceu de mencionar que Serguio Freitas foi secretario de Fantini! então vem se dizer que Sergio amava Fantini,depois o odiou quando se candidatou a prefeito com o apoio de Wander e ganhou,depois que saiu da prefeitura voltou a amar Fantini,,,!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto e a pura realidade dos acontecimentos politícos de sabará, olha que convivo com uma das famílias citadas e sempre escuto estes mesmos comentários políticos. E um que já foi prefeito vive na prefeitura tentando fazer média, cheirando o rabo dos outros. E um horror a manipulação e as conversas de portas fechadas o povo sabarense nem imaginam o que esta por vim nesta eleição. Precisamos de pessoas nova no poder para ser feito algo interesante que vale apena para sabará

    ResponderExcluir
  11. Seu texto é perfeito, e como moradora desta cidade, venho com muito pesar dizer que estamos todos condenados a essa politica corrupta e monopolista. Estamos todos a merce desses que se dizem por nós. E é uma pena ver nesse período eleitoral, todos esses candidatos atrás dos lixos, dos miseráveis, que todos eles nos consideram, atrás de um sonho pessoal e financeiro, diga se de passagem, que em Sabará, esse sonho é muito bem remunerado, onde somente nós podemos realizar. Obrigada pelo espaço e até!!!

    ResponderExcluir
  12. fantini atrasar o progresso que sabara teve o sus tA UMA MERDA NEM O GOVERNO FEDERAL CONSEGUI MELHORAR FANTINI VAI MELHORAR PARA GENTE SO VAI ATRASAR PIORAR SABARA DEIXOU O HOSPITAL CRISTIANO MACHADO LAGARDO EM ROÇA GRANDE FANTINI E MENTIROSOSE NAO FOCE WANDER BORGES E WILIAN TAVA CONTINUANDO FECHADO ACORDA FANTINI SO VAI ATRAPALHAR SABARA VAMOS CONTINUAR DESENVOLVENDO SABARA

    ResponderExcluir
  13. caros amigos .
    Pra mim chega!!!!

    Chega de Borges na prefeitura, saiu Sr. Wander Borges, entrou Sr.Sergio Freitas, saiu Sr.Sergio Freitas entrou Sr. William Borges. A rua que moro a mais de 30 anos continua do mesmo jeito não fizeram nada, não houve nenhuma melhoria fiz minha reclamação pessoalmente com Senhor Maurílio Barbosa, porem tudo.
    Permanece da mesma forma. Deixo minha indignação e que nessa eleição pensem bem antes de votar.
    (Sou morador da rua barra longa no bairro Itacolomi)
    Clápe.

    ResponderExcluir
  14. AGORA FANTINI VOLTA E AI COMO FIK ?????????? EIS A QUESTAO TEMOS Q ACREDITAR Q TEMOS Q MUDAR , POIS ELES NAO MUDAO TA NA HORA DO POVO TER LIBERDADE DE EXPRESAO E COBRAR PAZ E LUZ ADE GONZALEZ

    ResponderExcluir
  15. Pois é Rodrigo, pelo jeito a história de amor e ódio se prolongará por mais quatro anos ou até o povo sabarense tomar ódio desta história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero imensamente que meu voto não tenha sido em vão; votei na esperança em 2008, e infelizmente tive que adiar para ver a esperança no poder agora em 07/10/12. Espero que Sr.Fantini faça por Sabará, muito mais que o Wander, pois fazer mais que o William não conta, vez, que o mesmo nada fez .O povo Sabarense merecia esta mudança, pois perpétuo, só o amor de DEUS.
      Parabéns Fantini! que sua administração seja orgulho para SABARÁ.

      Excluir
  16. fantini vai trocar todos computadores da prefeitura por maquina de escrever sabara vai retroceder o progresso que teve sem ajuda de verbas estaduais sem apoio do governador nao vai conseguir incanar o rio sABARA

    ResponderExcluir
  17. Estou enojado com essa política suja e campanhas hipócritas que nos empurraram goela abaixo nestas eleições 2012. Tampouco tivemos um terceiro nome forte para expulsar o Willian do poder e impedir que retornasse às mãos do vilão Fantini. Nós temos a cidade que merecemos,escolhemos mal e somos a mais pobre cidade histórica de Minas. e continuaremos a ser...por pelo menos mais quatro anos.

    ResponderExcluir